Segurança no Elemento Humano – SEH

Conheça o projeto

A campanha de conscientização em Segurança da Informação do Projeto Segurança no Elemento Humano (SEH) é um projeto elaborado pelas instituições participantes do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Os materiais construídos colaborativamente servirão para identificar as necessidades de conscientização, definir estratégias de comunicação eficazes e implementar programas de treinamento que promovam a cultura de segurança da informação em todos os níveis das organizações. Essa ação faz parte do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI), cujas ações estão divididas em ciclos, que devem ser obrigatoriamente executados por todas as organizações federais, conforme previsto na Portaria SGD/MGI Nº 852/2023, ratificado pelo o Acórdão 2387/2024-TCU-Plenário.

Plano de Conscientização

O Plano de Conscientização em Segurança da Informação visa apresentar os conteúdos e atividades produzidos por temática, e orientar a sua aplicação à comunidade institucional, além de oferecer formas de avaliar se os principais objetivos da campanha foram atingidos:

  • i) maior número de pessoas conscientes das questões relacionadas à segurança da informação.
  • ii) ambiente digital mais seguro.

O projeto SEH foi desenhado para veiculação anual, e inclui temas adicionais e sazonais considerando algumas datas festivas ou de grande possibilidade de ataques cibernéticos. Entretanto, mediante orientações do PPSI, esta cultura de conscientização em Privacidade e Segurança da Informação precisa ser encarada como perene e será conduzida em ciclos que se repetem.

Links da Campanha
Instituições que produziram ou revisaram os conteúdos do projeto SEH

Direitos Autorais

Os materiais estão disponibilizados sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Dessa forma, fica autorizada, previamente, a redistribuição com créditos aos autores, mas é impedido o uso comercial, remixagem e alterações sem prévia autorização.

Ir para o conteúdo